2020 – Fatamorgana
Publicação, impressão offset, formato 15 X 20 cm, 288pp., Portugal – Itália Produção e distribuição: Mousse Publishing
Impressão: Gráfica Maiadouro
Apoio: Fundación Botin
Apoio adicional: Escola das Artes – Universidade Católica Portuguesa, Brown Foundation – Dora Maar House
Fatamorgana é um projecto compreendido entre 2016 e 2019. O projecto contempla Fatamorgana (2017) peça de treatro, ©Fatamorgana (2018-2019) filme, Fatamorgana (2018) publicação, Affektenlehre (2018) instalação sonora, What do we talk about when we talk about Fatamorgana (2018) filme, Fatamorgana (2019) publicação.
Fatamorgana é uma paródia política, em que é dada voz, de uma maneira irónica, a figuras históricas e contemporâneas – são usadas referências explícitas da História e geopolítica pós-Segunda Guerra Mundial. Hanan – uma prima muçulmana de Molly Bloom – dá por si, sem saber como, no Hall of Fame de Beirute, após a hora do fecho; tal como a mais virtuosa Penélope, esta mulher espera pelo marido; parecem ter combinado uma hora; mas ele ainda não chegou; onde pode ele estar? O projeto compreende várias produções interdisciplinares de desvio construídas em torno de temas estruturais fundamentais e envolvendo múltiplas colaborações.
A publicação atual de Fatamorgana é o capítulo final desta odisseia. E é dedicado à tradução gráfica do texto no coração do projeto, juntamente com uma variedade de materiais relacionados, incluindo notas e contribuições de Pascale Cassagnou, Maria Palacios Cruz, Sara Magno, Maria Filomena Molder, Delfim Sardo e Joost Smiers. . A publicação também fornece acesso on-line a materiais fotográficos, de vídeo e sonoros, além de especificações técnicas para todos os elementos componentes do projeto.
2019 – Extraction: The Raft of the Medusa
Publicação, offset printing, formato 14 X 26 cm, 128pp., Portugal – Espanha
Produção e distribuição: Estraperlo
Impressão: Gráfica Maiadouro
Apoio: INTERSECCIÓN – Contemporary Audiovisual Art Festival, Fundación Luís Seoane and Deputación da Coruña
Extraction: The Raft of the Medusa é um projecto compreendido entre 2019 e 2020. O projecto comtempla 4 obras homónimas: 2 filmes, uma instalação e uma publicação.
Extraction: The Raft of the Medusa é uma meditação sobre o redesenho maciço da humanidade no planeta e um panfleto distópico sobre o Antropoceno.
Extraction: The Raft of the Medusa retrata um breve momento de euforia enquanto os ocupantes da jangada identificam uma ilusão cintilante para a sua deriva, esperando e rezando para serem resgatados. Quase que podemos ouvir os gritos roucos numa tentativa de captar a atenção para sua situação desesperada, reunindo as suas últimas forças para o vazio. Esta é sua última chance de sobrevivência.
Extraction: The Raft of the Medusa refere-se ao paradigma colonial, visões do mundo e tecnologias que marcam as regiões de alta biodiversidade de forma a reduzir a vida à conversão de recursos capitalistas com um enorme impacto ambiental e social.
O filme é uma alegoria para o estado de emergência nas políticas ambientais.
2016 – Parafiction (Selected Works 2010 – 2016)
Publicação, offset printing, formato 13 X 21 cm, 224pp., Portugal – Itália
Produção e distribuição: Mousse Publishing
Impressão: Gráfica Maiadouro
Apoio: DAAD Artists-in-Berlin program – Berliner Künstlerprogramm des DAAD, Fondation Luso- Française Elise Senyarich sous l’égide de la Fondation de France
Publicação dedicada à produção selecionada de Salomé Lamas (2010-2016), com a contribuição de Michael Bobick, Deirdre Boyle, Filipe Felizardo, Irene Flunser Pimentel, Peter Galison, Javier H. Estrada, James Lattimer, Joana Pimenta, João Ribas, Lawrence Weschler and Ana Jotta; interviews conduted by Nuno Lisboa, Jorge Mourinha and Mónica Savirón
<
>
© KUBIKGALLERY 2020