Newsletter
Ao te inscreveres-te na nossa newsletter, serás o primeiro a ter acesso às nossas exposições, salas de visualização online, trabalhos disponíveis, eventos e muito mais.

    Lunário
    Valter Ventura
    19 FEV 2022 – 26 MAR 2022

    “A ideia de coleção, um impulso que creio ter tido desde sempre para apanhar e guardar coisas aqui através da fotografia, torna-se num trabalho de mostrar, de criar relações e associações entre objetos e ideias, coisas que existiam sozinhas e que eu tento mostrá-las como sendo pequenos tesouros. Um objeto é uma coisa que está solitária, como uma estrela, mas junto com outros objectos forma uma constelação que não é mais do que um produto da imaginação.”

    Valter Ventura (1979, Lisboa, Portugal)

    Licenciou-se em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Terminou em 2005, como bolseiro do Banco Espírito Santo, o Curso Avançado de Fotografia no Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual.
    É professor especialista no Curso Superior de Fotografia do Instituto Politécnico de Tomar, colaborando também com o Ar.Co. e a Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
    Em 2008, participou (em dupla com José Nuno Lamas) no Curso de Fotografia do 2o Programa de Criatividade e Criação Artística da Fundação Calouste Gulbenkian. Entre 2012 e 2014 foi responsável pela documentação fotográfica no Carpe Diem – Arte e Pesquisa. Entre 2016 e 2018 foi artista residente no HANGAR – Centro de Investigação Artística.
    Juntamente com Duarte Amaral Netto, João Paulo Serafim e Rodrigo Tavarela Peixoto, fundou o colectivo de fotografia HÉLICE e a revista PROPELLER (coordenada por Sofia Silva).
    Está representado pela KUBIKGALLERY (Porto).