Ao te inscreveres-te na nossa newsletter, serás o primeiro a ter acesso às nossas exposições, salas de visualização online, trabalhos disponíveis, eventos e muito mais.
Bianca Lee Vasquez pela primeira vez apresentará esculturas, usando os mesmos materiais de sua última intervenção no Z42, no Rio de Janeiro. Esta exposição combina elementos orgânicos com inorgânicos. O inorgânico é a estrutura e o orgânico é o sentimento. Na interação entre o metal e elementos naturais, como a terra e plantas vivas, desconcerta com fragmentos do seu corpo para produzir objetos quotidianos na tradição de Marisa Merz, do movimento Arte Povera.
A ideia da exposição “Arde el instante para tu vientre” de Bianca Lee Vasquez surgiu na sequência dos recentes incêndios na Amazónia. A experiência pessoal da artista sobre este momento cultural não foi apenas sobre o desflorestamento insustentável desta complexa comunidade de organismos vivos, mas também sobre um momento único de consciência coletiva sobre a luxúria no consumo. Este novo trabalho deveria deixar espaço para nos questionarmos se somos todos culpados desta tragédia humana. O desflorestamento é causado principalmente pela pecuária ou pelas plantações de soja, tudo resultado da luxúria pelo excesso de carne. E se os nossos desejos não tivessem precedência e, em vez disso, a nossa prioridade moral óbvia fosse preservar o bem-estar da floresta amazónica e das comunidades indígenas? E se a guerra contra a natureza acabasse? A peça central pendurada no Kubikulo é o coração de uma planta Agave e actua como uma metáfora para a Amazónia, o coração da terra, sendo pendurado por um fio sobre a cabeça ou a consciência do homem.