Newsletter
Ao te inscreveres-te na nossa newsletter, serás o primeiro a ter acesso às nossas exposições, salas de visualização online, trabalhos disponíveis, eventos e muito mais.

    Notícias
    Flávia Vieira | Fundação Eugénio de Almeida
    09-04-2022

    Tisanas: infusões para tempos próximos

    A exposição toma como ponto de partida os poemas em prosa ou as anti-fábulas a que Ana Hatherly deu o título de Tisanas “porque considero que são infusões e não efusões”. A leitura de Tisanas funcionou como uma caixa de ferramentas para a curadoria desta exposição. O conteúdo destas breves narrativas contribuiu para a aproximação ao ato criativo, à imaginação e subversão da realidade levada a cabo por cada artista. A sua forma fragmentária, mas ligada, desenhou a seleção de obras assim como organizou a sua distribuição no espaço expositivo: a fluidez com que trabalham a possibilidade de um devir é o fio condutor que liga os quinze artistas com práticas muito diversas entre si. Nas suas obras recorrem ao gesto e à sua inscrição; aos signos e aos seus significados cambiantes; ao percurso e ao texto; ao jogo e ao desejo; ao paradoxo e ao humor; ao cheio e ao vazio; à sombra e ao recorte; à memória e ao esquecimento; a diversas materialidades do traço, da escrita e da invenção.

    É a convocação de diversas dimensões no texto — e no espaço aberto pelo ato de leitura — que se procura agora pôr em paralelo às obras expostas que, como as Tisanas, também elas questionam, hesitam, partilham, desarmam, oferecem um enigma a quem com elas se confronta. A exposição constrói uma comunidade temporária e aberta a quem queira se deixar marcar pela sua participação. Ao longo do percurso expositivo apresentam-se territórios outros e exploram-se as suas margens, difundem-se fronteiras e assinalam-se desvios, descrevem-se paisagens e indicam-se os seus avessos, são partilhadas vivências e suspensos ciclos naturais, ensaiadas práticas da dúvida e dissolvidas economias. Os modos de fazer diferem, mas todos têm o fim comum de extrair os princípios ativos de um acontecimento.

    Maria do Mar Fazenda